quinta-feira, 28 de abril de 2011

Cuidados com a Acne

         Conhecer o seu tipo de pele - seca, mista ou oleosa – é importante para prevenir cravos e espinhas, um problema que atinge 90% dos adolescentes e metade da população adulta.
         Os homens costumam procurar mais o médico – são dois em cada dez – e a região Centro-Oeste é campeã de casos: sete em cada dez moradores apresentam alterações na pele. E cuidar dela não é questão de vaidade ou estética, mas de saúde.
         Clima, alterações hormonais e até ansiedade antes de eventos importantes podem ser causas. Quanto aos alimentos, nenhuma pesquisa conseguiu provar que podem agravar esse distúrbio. O recomendado é prestar atenção nos produtos que podem desencadear uma reação e evitá-los.
         O folículo onde o pelo nasce é uma espécie de casulo. Ligada a ele, está a glândula sebácea, que produz um líquido formado por óleos – uma “sopa” que as bactérias adoram e serve para que elas se nutram, reproduzam e multipliquem. A quantidade de sebo aumenta, mistura-se ao pus (resultado da digestão dos micro-organismos) e aí surge a inflamação, que é a espinha. Por conta disso, a pele pode ficar avermelhada e dolorida.
         No caso, não há a presença de bactérias. Em uma pele com poros abertos e dilatados, o sebo entra em contato com o ar, oxida e aparece com um pontinho preto.
         Lavar o rosto com sabonete e usar esfoliantes para reduzir a oleosidade da pele é uma saída contra a acne. A melhor limpeza é a que retira manualmente os cravos. Vaporizadores e sugadores ajudam a abrir os poros, mas não a eliminar os pontos pretos. Uso de cosméticos, remédios com vitamina B, xaropes para tosse, corticoides e anabolizantes podem provocar ou acentuar o problema. O tratamento exige dedicação e paciência, pois costuma ser demorado.

Graus da acne (por intensidade)
1 – Leve: em que predominam os cravos
2 – Moderado: em que há mais espinhas
3 – Intenso: em que existem cistos e nódulos inflamados
4 – Grave: com lesões intensamente inflamatórias


Esta maravilhosa matéria é do programa Bem Estar da Globo exibido nesta quinta-feira dia 28, e mostra como previnimos cravos e espinhas. Para ver a imagem maior é só clicar nela.
O que vocês acharam da matéria???

Bjos,

Carol Salles

Nenhum comentário:

Postar um comentário